Abordaremos um tema onde seguramente se acha embutido o maior segredo na obtenção de bem estar e qualidade de vida relativamente á perfeita saúde física e, porque não dizer, também de felicidade plena, uma vez que boa saúde certamente excede a todo e qualquer estímulo de alegria encontrado neste mundo, estendendo-se ao equilíbrio do estado emocional no indivíduo.
Conheço pessoas que dispõe posse de grandes patrimônios e condições que estes proporcionam viagens, automóveis de luxo, mansões... Mas não são totalmente felizes por não contarem amplamente com este precioso dom que é a saúde de seu corpo, e seus bens materiais não possuem suporte apto suficiente para compra-la.
Quem possui vitalidade possui também motivos para satisfação; muito embora comumente a isto se dê atenção devida apenas após ser necessário consultar-se um médico no intuito de readqui-la.
Alimentar-se corretamente é uma ciência...Uma arte!!!
Bem disse a séculos, Hipócrates, homem conhecido como o pai da medicina, com incisiva precisão que na alimentação se encontra derivativos de saúde.
Atualmente, com todos os avanços científicos e investimentos em pesquisas chegou-se a conclusão estar correta sua afirmativa, tanto que foram criadas áreas específicas de estudo para tratar da questão.
No entanto, apesar de vivermos numa era onde a comunicação globaliza-se em tempo real, maciça maioria da população mundial padece por carência de informação infligindo a si mesmos os resultados combinados por comer-se inadequadamente.
E nesse ponto há uma serie de fatores os quais serão esclarecidos nessa matéria e em muitos outras ainda, visando auxiliar os amados leitores com relação á tão importante conhecimento.
Nossos antepassados alimentavam-se mais saudavelmente que nós em muitos aspectos, usando produtos integrais em suas propriedades e menos artificiais; enquanto desintegramos e refinamos nosso alimento, contaminando-os com produtos químicos; seja para produzirem mais rápido, seja para acentuarem cor, sabor, etc.
Por exemplo: Eles comiam arroz socado no pilão, retirando dele apenas a casca externa.
O trigo era moído inteiro, ficando o farelo na farinha, originando com isto um pão mais escuro; integral; nutritivo.
Hoje comemos arroz e trigo empobrecidos pelo refinamento.
Tiramos, em prol de sua aparência, a maior parte de suas vitaminas e sais minerais dando-se estas em forma de ração aos animais, enquanto resta ao ser humano a parte menos interessante, desnutrindo-o.
Há muitas normas e critérios a serem adotadas e aplicadas ao regime alimentar e ás classificaremos apresentando-as gradativamente aos nossos prezados visitantes no mundo.
NÚMERO E QUANTIDADE DAS REFEIÇÕES DIÁRIAS.
Vejam bem... Quando o alimento ingerido adentra o tubo digestivo, o processo no organismo para sua digestão inicia-se imediatamente, aliás, este processo já foi iniciado quando o alimento encontrava-se ainda na boca, através de enzimas cincentradas na saliva e que preparam o alimento para sua digestão.
A saliva é importante para a vida fornecendo sensibilidade gustativa, neutralizando o conteúdo do esôfago diluindo o suco gástrico, ajudando formar o bolo alimentar e, devido ao seu conteúdo de amilase quebrando o amido.
No estômago desenvolve-se grande etapa do processo da digestão e classificação dos componentes da refeição, exigindo para isto que determinada quantidade de sangue sejam deslocadas para o local.
Aqui observamos serem necessárias aplicarem-se economia nas reservas de energia do corpo, pois para cada uma destas atividades fisiológicas são envolvidas naturalmente desgaste das mesmas.
Então, quanto menor o número de refeições diárias e em quantidades moderadas, proporcionalmente menores serão o trabalho "extra" do organismo no desempenho de suas funções, e automaticamente menor seu desgaste, resultando disto menor "envelhecimento e enfraquecimento de suas engrenagens"
Comer moderadamente, aplicando qualidade e classificação distribuindo-se as refeições em 3 partes no dia é um meio indicadíssimo para o bem estar do corpo.
Deixar intervalos definidos entre uma ingestão de alimento e outra, dando tempo com isto para a maquinaria digestiva repousar desta tarefa para ela tão árdua.
MISTURA DE ALIMENTOS.
Não é aconselhável para a saúde a mistura de alimentos incompatíveis numa mesma refeição.
Por exemplo: Frutas e verduras.
Verduras consomem um pouco mais de tempo em sua digestão e contém sais minerais que não combinam com os açúcares e ácidos das frutas, fermentando no estômago e produzindo acidez.
Publicaremos posteriormente um artigo específico sobre este assunto com tabelas de compatibilidade e incompatibilidade de alimentos.
Nunca misturar alimentos doces e salgados numa mesma refeição.
LÍQUIDOS Á REFEIÇÃO.
Para impedir que o bolo alimentar passe ao intestino delgado prematuramente, o estômago é dotado de uma poderosa válvula muscular, um esfíncter chamado piloro.
Esta "válvula"se mantém "fechada" permitindo ao suco gástrico efetivar a digestão ao longo de seu processo normal.
Que acontece caso sejam ingeridos líquidos ás refeições?
Este líquido, escorrendo pelo estômago, abre o piloro e escoa consigo parte do suco gástrico interferindo no seguimento digestivo.
Por consequência permanece o alimento mais tempo sem ser
manufaturado pelo estômago, e azeda, causando transtornos.
Muitos casos de úlcera gástrica, (comumente derivadas de acidez estomacal) disfunções hepáticas, obesidade em suas múltiplas consequências e um sem número de outros males advém deste hábito tão comum á mesa de tantas pessoas.
O ideal é que se observe um horário para ingestão de líquidos estabelecendo meia hora antes e 1 hora após almoço e jantar.
PRODUTOS A SEREM EVITADOS.
Segue uma lista de produtos, por classificação, a serem excluídos do cardápio ou usados com parcimônia:
(Produtos excitantes)
Café.
Em demasia causa danos ao sistema digestivo, hepático, nervoso, cardiovascular.
Bebida alcoólica.
Causa danos ao sistema digestivo, hepático, nervoso, cardiovascular.
Destroem no
organismo as vitaminas do complexo B, responsáveis, entre outros, pelo bom funcionamento do cérebro.
Tabagismo Causa danos ao sistema respiratório, entre outros.
Chá preto e mate. Uso moderado.
Vinagre.
Pimenta.
Mostarda.
(Produtos refinados)
Moderar o consumo de açúcar branco e seus derivados: Balas, doces, chicletes,etc.
Contém químicas, são de difícil digestão, provocam fermentações, descalcificam ossos e dentes, provocam prisão de ventre, entre outros.
Trigo branco e derivados: Macarrão, bolachas, bolos, pão, etc.
(Nota do autor)
Embora nos pareça praticamente impossível devido ás circunstâncias atuais da sociedade adequar integralmente o cardápio diário ás nossas necessidades físicas, mas são possíveis melhora-los, caso a isto nos dispormos verdadeiramente.
(Gorduras)
Evitar o máximo possível comidas fritas e gordurosas, pois são de dificílima digestão; provocam fermentações, colites e destroem o valor nutritivo dos alimentos.
Nosso corpo com propriedade pode ser comparado á uma máquina em seu funcionamento.
Uma máquina exige cuidados específicos e elaborados.
O corpo humano igualmente o requer tais cuidados.
Conforme já frisado saúde é um patrimônio que excede a todas as riquezas materiais.
Ninguém adoece de um dia para o outro, salvo extraordinárias contaminações exteriores.
Ainda assim, caso
esteja o organismo em ordem, estas tem menor poder sobre ele.
Bom, amigos leitores...Voltaremos a conversar sobre a questão alimentar.
Espero que este material tenha ajudado a cada um de vocês.
Reforço o convite aos amigos para que se inscrevam no Site.
No mais, até nosso próximo encontro.
Grande abraço deste seu amigo!!!
Boa saúde a todos!!!
Atenciosamente:Gordiano Oliveira.